No mês em que completa oito anos de história, a Cia de Dança do Pantanal se apresenta gratuitamente no Campão Cultural 2025, em Campo Grande. O espetáculo escolhido é Janela do Dia, que será encenado neste sábado (29), às 18h, na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas.
Com direção artística de Márcia Rolon, coreografia de Wellington Julio e trilha sonora da compositora Renata Rosa, a montagem propõe uma reflexão sensível sobre o cotidiano. Além disso, convida o público a olhar para o horizonte e abraçar as possibilidades que o presente oferece, deixando o passado para trás com leveza e esperança.
Movimento, emoção e identidade pantaneira
O espetáculo ganha vida com os intérpretes-criadores Agustin Salcedo, Aline Espírito Santo, Izabelle Paiva, Kelven Alex, Luz Coelho, Marcos Souza, Nayara Conceição e Núbia Santos. Através da dança, cada um expressa a essência de um novo amanhecer, transmitindo emoção e autenticidade nos movimentos.
Para a bailarina Núbia Santos, que faz parte do grupo desde a fundação, a comemoração é também um momento de reconhecimento. “Sou fruto desse projeto. Ver o quanto crescemos me emociona. Afinal, a Cia é única em Mato Grosso do Sul e merece ser vista pelo mundo inteiro”, afirma.
A professora e bailarina Taiandi Moraes também reflete sobre a importância da companhia em sua vida. “A Cia representa autoconhecimento, persistência e conexão. Além disso, é fundamental para as novas gerações e para todos nós que vivemos da arte”, ressalta.
Uma história construída com sonhos
Fundada em 2017, a Cia de Dança do Pantanal nasceu dentro do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, em Corumbá (MS). O projeto surgiu da Mostra Corumbá – Santuário Ecológico da Dança e, desde então, transformou vidas por meio da arte.
Segundo Márcia Rolon, esse marco de oito anos é apenas o começo de uma trajetória promissora. “Criamos a Cia com crianças que sonhavam com o palco. Hoje, estamos levando o Pantanal para o mundo. Por isso, queremos seguir inspirando e transformando vidas”, destaca a diretora-executiva.
Apoio e incentivo à cultura
A Cia de Dança do Pantanal conta com o apoio do Instituto Cultural Vale, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de MS. Neste ano, a continuidade do projeto também é fortalecida pelo Pronac e patrocinadores como JMacedo, BTG Pactual e Too Seguros.