O icônico monumento Pantanal Sul, conhecido como Tuiuiús do Aeroporto, está sendo restaurado em Campo Grande (MS) após 25 anos de sua criação. As esculturas, que simbolizam o voo das aves típicas do Pantanal, foram idealizadas pelo artista plástico Cleir e se tornaram um dos principais cartões-postais da Capital Morena. A revitalização tem o apoio da AENA, gestora do Aeroporto Internacional de Campo Grande, e da cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, com previsão de entrega para o mês de julho.
Arte inspirada na natureza pantaneira
A inspiração para a obra veio de uma cena comum em Corumbá: a revoada de tuiuiús. Foi a partir dessa imagem que Cleir criou as esculturas batizadas carinhosamente como Zé Bicudo, Majestoso e Asa Branca. “Observei a semelhança entre o voo das aves e a aerodinâmica dos aviões. Nada representaria melhor o Pantanal e o aeroporto que esse movimento”, conta o artista.
Cada ave está estrategicamente posicionada para representar uma etapa do voo: pouso, abastecimento e decolagem. Em 2023, uma das estruturas foi danificada por uma forte ventania, dando início ao processo de restauração neste mês de abril.
Um trabalho de memória e técnica
A escultura danificada está sendo reconstruída com base na modelagem original criada por Cleir. “Mantivemos a forma original e apenas trocamos os perfis”, explica o artista. As outras duas esculturas também estão passando por manutenção para garantir a harmonia do conjunto.
Nesta nova fase, Cleir se une a nomes importantes do seu percurso, como Luiz Carlos da Silva e Francisco Bezerra, colaboradores da obra desde 1999. Agora, ele celebra também a primeira parceria profissional com sua filha, Yarima Ávila, engenheira civil responsável pela obra.
Mais que arte: um legado coletivo
A restauração tem envolvido uma equipe dedicada, incluindo Cleber Brito, parceiro de Cleir em projetos anteriores, e a produtora Débora Figueiró, fundamental na viabilização do projeto. “Estava muito triste em ver a escultura caída. Agora estou realizado por participar dessa revitalização com pessoas tão comprometidas”, diz o artista.
O apoio do Sicredi reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional. “A revitalização dos Tuiuiús reergue um monumento simbólico para o Mato Grosso do Sul”, afirma Celso Ramos Regis, presidente da cooperativa.
Essa não é a primeira colaboração entre o artista e o Sicredi. Cleir já assinou revitalizações de obras importantes na Capital, como a Arara Azul do Edifício Exceler Plaza Hotel e a Praça das Araras, além de projetos em Dourados.
Sobre Cleir
Natural de Campo Grande, Cleir é autodidata e atua há mais de três décadas, com obras que exaltam a fauna e a flora do Cerrado. Seu legado artístico está presente em cidades como Corumbá, Bonito, Ladário, Três Lagoas, Rio Verde, Aquidauana e até no Paraná, onde Arapongas abriga 13 de suas esculturas.